
Flores secas e desidratadas são excelentes opções para trazer mais personalidade ao ambiente, além de contarem com maior durabilidade do que as vivas frescas
Você já ouviu falar em flores secas e desidratadas?
Cada vez mais em alta na decoração, seja nos lares, eventos, em ambientes corporativos ou estabelecimentos comerciais, elas são uma ótima opção para compor ambientes belos, elegantes, acolhedores e também para presentear pessoas amadas.
Além de serem sofisticadas, as flores secas possuem maior durabilidade do que as vivas frescas e possuem boa relação custo-benefício.
Neste post, vamos falar um pouco mais sobre o que são flores secas e desidratadas, sua origem, suas principais características, o que fazer para mantê-las conservadas por mais tempo e algumas dicas de decoração com elas. Confira!
O que são flores secas e desidratadas?
Flores secas e desidratadas são espécies que perderam sua água naturalmente e com a ação do tempo.
Para garantir este efeito, elas devem ser amarradas e penduradas de cabeça para baixo em cômodos climatizados e escuros, acomodadas em estufas ou tratadas com dióxido de silício, prensadas ou até mesmo liofilizadas.
Com esse procedimento, as espécies ficam ressecadas e o seu tempo de duração no ambiente é prorrogado. Um arranjo de flores desidratadas, quando bem conservado e cuidado, pode durar anos.
A origem das flores desidratadas no mundo
A história das flores secas e desidratadas pelo mundo é mais antiga do que se parece.
Muito antes de serem exploradas para fins decorativos, elas possuíam propriedades medicinais notáveis, em um período em que os tratamentos naturais e fitoterápicos eram valorizados e populares.
Logo em seguida, elas foram descobertas pelos mercados de perfumaria e estética, passando a ser utilizadas em perfumes, colônias, loções ou cosméticos.
Como presente, o artigo mais antigo que se tem conhecimento pode ser encontrado no londrino British Museum. No museu, está exposta uma guirlanda de flores secas encontrada no Egito e datada de aproximadamente 2.000 anos antes de Cristo. Provavelmente, ela foi entregue em um funeral de alguma autoridade importante para a época. Porém, não se sabe se as flores foram secas antes do evento ou se sofreram com a ação do tempo.
Durante a Idade Média, muitos anos depois, começamos a ouvir falar das flores secas cultivadas pelos monges ocidentais em jardins do século XIV.
Lá, eles plantavam espécies como a lavanda em virtude de suas propriedades medicinais, com pétalas de rosas secas dispostas ao solo para aromatizar o ambiente.
Nos dois séculos seguintes, em castelos ou residências burguesas, os vegetais eram secos dentro de um ambiente pequeno especialmente reservado para este fim.
Ali, as plantas que chegavam de outros destinos eram desidratadas no cômodo escuro e quente, aquecido de forma permanente por uma chaminé.
Já no século XVII, as flores passaram a ser utilizadas para perfumar os ambientes internos. Nos armários, eram incluídos sachês pequenos com pétalas secas junto às roupas. Um pouco mais tarde, foram criados os pot-pourris.
Anos depois, a documentação das flores secas foi realizada pelo botânico Culpeper em 1.653. Culpeper descreveu todos os métodos de colheita e secagem disponíveis na época. Na Era do Descobrimento, cresce o número de espécies exóticas trazidas para a Europa pelos exploradores. Elas foram examinadas e catalogadas em herbários, espaços que comportavam as flores prensadas e dão início aos primeiros buquês secos que se tem conhecimento.
Por fim, podemos considerar que o século XIX reconheceu o fator estético das plantas e das flores secas, com elas sendo utilizadas até mesmo como adornos para vestidos e chapéus com ramos secos.
Quais são as principais características das flores secas e desidratadas?

Resistência:
Flores desidratadas resistem à ação do tempo e a diferentes estações e temperaturas.
Isso faz com que ela seja perene e atemporal.
Aroma suave:
Por não serem frescas, elas possuem um aroma sutil ou até mesmo neutro.
Deste modo, tornam-se a melhor alternativa para pessoas alérgicas ou que simplesmente desejam perfumar o ambiente com outros recursos como aromatizadores ou velas.
Lembrança duradoura:
Você pode guardar as suas flores desidratadas como lembrança de um momento especial e único de sua vida. Por exemplo: é possível desidratar as flores de um buquê de casamento ou de um evento especial para guardar como recordação desta data.
Economia:
Por serem mais resistentes, você não precisará realizar trocas frequentes de flores como acontece com as vivas frescas. Elas também são mais acessíveis em valores.Como cuidar de suas flores desidratadas?
Apesar de estarem secas, as flores desidratadas não duram toda a vida e sofrem com a ação do tempo como todo ser vivo.

Dito isso, é preciso incluir na rotina alguns cuidados com ela para garantir uma maior durabilidade.
A primeira orientação é evitar ambientes com muita exposição do sol e umidade, que reduzem a conservação.
“Para realizar a limpeza dos arranjos, use um pequeno pincel, que ajudará a tirar a poeira das plantas. Se elas apresentarem bolor, pode ser pulverizado Álcool 70% diretamente na área. E a aplicação de spray fixador ou de laquê ajuda a manter a durabilidade das flores por mais tempo.” explica Manu Claro, proprietária da Cia das Flores.

10 Inspirações para a sua decoração
1-) Crie ou adquira arranjos em vasos de vidro, que exibem toda a estrutura e beleza deste tipo de flor.










Flores secas e desidratadas: Esse post te inspirou e você procura uma floricultura na Grande Florianópolis para adquirir os seus arranjos ou buquês?
Saiba que a Cia das Flores cria e comercializa exemplares únicos para presentes, decoração de interiores e eventos sociais ou corporativos, de acordo com a preferência de cada cliente. Entre em contato conosco para saber como personalizar o seu produto.
Quer comprar online? Então conheça também a nossa loja virtual, com diversas opções de venda de buquês e arranjos prontos com flores secas e desidratadas e em preços variados para compra imediata e entrega na região de Florianópolis/SC.
Confira também a nossa política de entrega dentro da cidade para ter mais segurança no seu pedido.
Saiba mais sobre a Floricultura Cia das Flores:
Atuamos no mercado floral em Florianópolis, Santa Catarina, há 20 anos. Iniciamos as nossas atividades em 2002 com a primeira sede localizada na Avenida Hercílio Luz, no Centro da cidade.
Em 2008, trocamos de endereço e personalizamos nosso atendimento, seguindo uma tendência mundial no comércio eletrônico e direcionando nosso foco na loja online, mas mantendo a nossa essência em proporcionar o melhor atendimento e a qualidade em nossos arranjos, buquês, cestas de café e kits para presentes.
Além de atendemos um outro nicho que são as decorações de eventos sociais e corporativos.
Contamos com profissionais experientes e bem capacitados para proporcionar a satisfação absoluta dos nossos clientes, procurando superar as suas expectativas e garantindo assim a qualidade dos nossos produtos e entregas.
Quer conhecer o nosso espaço físico, localizado no coração da cidade?
Agende uma visita prévia e confira as melhores opções para decorar o seu evento social ou corporativo sob medida.
Estamos localizados na Rua Almirante Alvim, 470 – fundos, casa 9, no Centro de Florianópolis/SC.
Presenteie quem você ama, transmita seus melhores sentimentos.